segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Teoria do Conhecimento - Adriana de Paula


Teoria do Conhecimento

           Chamamos Teoria do Conhecimento a área da filosofia que investiga as questões sobre o conhecimento. Definimos conhecimento como a apropriação de dados que o sujeito realiza intelectualmente. Para tanto é necessário existir um sujeito do conhecimento, que por definição é aquele que conhece, e um objeto do conhecimento que por definição é aquilo que é conhecido.  A relação entre sujeito do conhecimento e objeto do conhecimento, denominamos ato do conhecimento.
            Existem alguns modos de relacionarmos o sujeito e o objeto do conhecimento, a isto chamamos modos ou tipos de conhecimento. Os modos ou tipos de conhecimento são denominados segundo a forma ou meio pela qual ele (o conhecimento) é alcançado, ou seja, se o conhecimento adquirido tem como com meio os sentidos humanos (tato, olfato, paladar, audição e visão), o denominaremos de conhecimento sensível; se o conhecimento tem como meio a capacidade intelectual do ser humano (dotado de razão), o denominaremos de conhecimento racional;  se o conhecimento tem como meio a fé do ser humano, ou seja sua capacidade de crer, o denominaremos conhecimento de fé.
            Na Teoria do Conhecimento é comum vermos diferentes correntes filosóficas defendendo argumentos distintos quanto à questão do conhecimento, principalmente por que para conhecer é necessário um processo complexo que envolve habilidades diferentes do ser humano. É importante, lembrarmos que não é possível pensar o tema do conhecimento sem envolver e refletir ou distinguir algumas áreas da filosofia como a ontologia, a metafísica ou epistemologia. Isto porque, por exemplo, o objeto do conhecimento é investigado pela ontologia que visa saber sobre o ser e a existência das coisas, já a metafísica vai ainda mais fundo e tendo também como investigação objeto do conhecimento especifica-se em um estudo sobre a essência do ser, aquilo que vai além das condições físicas. Já com relação a epistemologia, devemos ter cuidado para não confundir, pois esta por sua vez visa um estudo detalhado do objeto do conhecimento estritamente quanto ao campo de pesquisa no diferentes ramos da ciência.
            Assim podemos perceber como é amplo e profundo o campo que começamos a trabalhar, já que a partir de tais argumentos, posturas e questões vão se desenvolver diferentes correntes e doutrinas filosóficas (que veremos a seguir) tais como: a Teoria das Ideias, o Ceticismo, o Dogmatismo, etc.


Um comentário:

  1. nunca havia percebido como e profundo o campo da teoria do conhecimento, mais por este artigo muito bem resumido, atingindo o intelecto da pessoa, fazendo quem tenhamos vontade de estendermos mais no assunto: Obrigado

    ResponderExcluir