segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Arte - Gabriel Chalita



Arte
Por Gabriel Chalita

            A palavra arte deriva do latim ars, que, por sua vez, traduz o termo te grego téchné, significando um certo “saber fazer” e, especialmente, “um saber produzir  algo de acordo com certos métodos ou modelos”. Da noção grega de téchné deriva a palavra técnica e o conceito atual de conhecimento técnico.
            Em nossa língua é possível usar o termo em vários sentidos. É frequente falarmos da arte de cozinhar, da arte de curar, da arte de construir casas, referindo-nos a cozinheiros, médicos e pedreiros como detentores de uma arte. Nesse sentido, arte significa “determinada técnica para fazer ou produzir alguma coisa”, supondo o exercício de uma habilidade adquirida pela experiência e fundada num determinado conhecimento.
            Mas falamos também de belas artes e, nesse caso, tomamos a palavra em sentido estético, referindo-nos às “obras realizadas pela inspiração e pelo gênio artista”. É nesse sentido que chamamos artistas aos escultores, pintores, músicos e bailarinos, por exemplo.
            Essa simultânea dualidade e unidade de significado do termo surge na Grécia e mantém-se em nossos dias. Apenas no século XVIII a palavra arte passou a designar também a atividade humana que visa a produção de obras belas.

Através da história da filosofia, a arte foi sendo definida como:

·         Imitação ou mimese (com Platão e Aristóteles);

·         Criação, produção a partir do próprio artista e dos elementos que utiliza (com os românticos e simbolistas);

·         Expressão do mundo e do homem a partir das representações do artista;

·      Comunicação, por meio de determinados processos ou sinais significativos de determinas mensagens ou da simples vontade de comunicar (com os estruturalistas);

           Exteriorização no sensível e por meio dele, do espírito absoluto (Com Hegel);

·         Produção social, ao nível das infraestruturas de ordem social e econômica (com Marx);

·         Sublimação da libido (com Freud e seus seguidores);

Nenhum comentário:

Postar um comentário