A Emoção Estética
Sabemos que a emoção estética
envolve uma gama de afetos e por isso ela é considerada complexa, no entanto
podemos distinguir com clareza os seguintes elementos:
1)
A
Satisfação
As
coisas belas , como já vimos, proporcionam satisfação. Diz-se comumente, que
elas são fontes de prazer. Mas a palavra prazer está muito carregada de
significado sensível para ser perfeitamente utilizada neste contexto. O termo
satisfação possui um aspecto mais espiritual (sem excluir o elemento que está
sempre presente no sentimento estético) e convém melhor para definir esta
emoção tão particular e sensível de uma tal intensidade que nasce da percepção
da beleza.
Entretanto,
pode-se discernir também, na emoção estética, o traço de uma certa tristeza,
que provém do sentimento do que há de precário, de frágil, de transitório na
beleza finita, ou seja, que possui fim. Ora, toda beleza comporta uma
existência de eternidade, como toda satisfação deseja eternizar-se. Aqui, na
emoção estética, é manifestada a impressão de que a beleza sensível está
submetida às condições de corrupção e dissolução da matéria em que ela se acha
realizada. Assim, tem-se podido falar da “pungente doçura” (sensação aguda de
doçura) das coisas belas.
2)
A
Admiração
As coisas belas provocam a admiração, isto, é o
espanto e o respeito. Elas espantam pelo que comportam de perfeição inesperada,
de visão original e penetrante, de associações singulares, de combinações
audaciosas. Inspiram uma espécie de respeito sagrado, pela revelação que trazem
do mundo secreto das formas e, sobretudo, pela manifestação do poder que
exercem sobre a inteligência humana. O homem se sente subjugado pela beleza e
reverencia, pois sente nela (a beleza) uma força espiritual.
3)
A
Simpatia
O sentimento estético
aparece de modo superior aos demais afetos, como um sentimento social. Ele é
fator de simpatia ou de alegria em comum. Quem quer que goze a beleza aspirar a
comunicar a outro sua emoção, a compartilhar sua admiração. A beleza consegue
realmente fazer vibrar as almas em uníssono, criar uma espécie de unidade
espiritual, em virtude justamente de seu caráter gratuito. A beleza, como tal,
está além das causas de diversões e conflitos.
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