segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A Emoção Estética - R. Jolivet


A Emoção Estética

            Sabemos que a emoção estética envolve uma gama de afetos e por isso ela é considerada complexa, no entanto podemos distinguir com clareza os seguintes elementos:


1)     A Satisfação

As coisas belas , como já vimos, proporcionam satisfação. Diz-se comumente, que elas são fontes de prazer. Mas a palavra prazer está muito carregada de significado sensível para ser perfeitamente utilizada neste contexto. O termo satisfação possui um aspecto mais espiritual (sem excluir o elemento que está sempre presente no sentimento estético) e convém melhor para definir esta emoção tão particular e sensível de uma tal intensidade que nasce da percepção da beleza.
Entretanto, pode-se discernir também, na emoção estética, o traço de uma certa tristeza, que provém do sentimento do que há de precário, de frágil, de transitório na beleza finita, ou seja, que possui fim. Ora, toda beleza comporta uma existência de eternidade, como toda satisfação deseja eternizar-se. Aqui, na emoção estética, é manifestada a impressão de que a beleza sensível está submetida às condições de corrupção e dissolução da matéria em que ela se acha realizada. Assim, tem-se podido falar da “pungente doçura” (sensação aguda de doçura) das coisas belas.


2)    A Admiração

As coisas belas provocam a admiração, isto, é o espanto e o respeito. Elas espantam pelo que comportam de perfeição inesperada, de visão original e penetrante, de associações singulares, de combinações audaciosas. Inspiram uma espécie de respeito sagrado, pela revelação que trazem do mundo secreto das formas e, sobretudo, pela manifestação do poder que exercem sobre a inteligência humana. O homem se sente subjugado pela beleza e reverencia, pois sente nela (a beleza) uma força espiritual.


3)    A Simpatia

O sentimento estético aparece de modo superior aos demais afetos, como um sentimento social. Ele é fator de simpatia ou de alegria em comum. Quem quer que goze a beleza aspirar a comunicar a outro sua emoção, a compartilhar sua admiração. A beleza consegue realmente fazer vibrar as almas em uníssono, criar uma espécie de unidade espiritual, em virtude justamente de seu caráter gratuito. A beleza, como tal, está além das causas de diversões e conflitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário