terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O que é filosofia? Battista Mondin


Que é filosofia?[1]
Por Battista Mondin

                Filosofia é a palavra de origem grega que significa literalmente “amigo da sabedoria” (philos sohias). Narra-se que o termo foi inventado por Pitágoras, que certa vez, ouvindo alguém chama-lo sábio e considerando este nome muito elevado para si mesmo, pediu que o chamassem simplesmente filósofo, isto é, amigo da sabedoria.
                A filosofia é conhecimento, forma de saber que,  como tal tem esfera própria de competência, a respeito da qual procura adquirir informações válidas, precisas e ordenadas. (...) No dizer dos filósofos, estuda todas as coisas.  Aristóteles, que foi o primeiro a fazer pesquisa rigorosa e sistemática em torno desta disciplina, diz que a filosofia estuda “as causas últimas de todas as coisas; Cícero define a filosofia como “o estudo das causas humanas e divinas das coisas”; Descartes afirma que a filosofia “ensina raciocinar bem”; Hegel entende-a como “o saber absoluto”. Poderíamos citar muitos outros filósofos que definem a filosofia ora como estudo do valor do conhecimento, ora como a indagação do fim último do homem, ora como o estudo da linguagem, do ser, da história, da arte, da cultura, da política, etc. (...)
                Enquanto as ciências estudam esta ou aquela dimensão da realidade, a filosofia estuda o todo, a totalidade, o universo tomado globalmente. A filosofia estuda toda realidade ou, ao menos, procura oferecer explicação completa e exaustiva de esfera particular da realidade.




[1] MONDIN, Batista. Curso de Filosofia. Trad. Benôni Lemos. SP: Paulus, 1981, V.1, Pág. 7 e 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário