segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Apresentação (da Filosofia) - Gabriel Chalita


Apresentação (da Filosofia)
Gabriel Chalita

                A palavra filosofia deriva de dois termos gregos: filo (philia = ”amizade”) e sofia (sophia = “sabedoria”). Filosofia significa, portanto “amizade pela sabedoria”, ou “amor pelo saber”.
                Há várias formas de estudar filosofia. Todos os temas cadentes do mundo em que estamos vivendo podem ser enquadrados pela óptica da razão e do conhecimento filosófico. Na verdade, nada escapa à lente filosófica. Questões como ética, lógica, religião, política, metafísica, ciência, estética se entrecruzam em vivências que experimentamos diariamente.
                A ansiedade de saber faz parte da natureza humana. Nas questões mais prementes que preocupam os grandes pensadores aos embates internos de cada ser humano, em tudo, mesmo que intuitivamente, podemos observar a prática filosófica.
                A história da filosofia, seja ela antiga, medieval, moderna ou contemporânea, apresenta temas e correntes e desafiantes. Estudá-los sob o prisma da História não exclui o caráter da problematização das formulações, nem a sua atualização como objeto. Buscou-se, sempre, o caminho da aprendizagem sóciointeracional.
                A habilidade de debater, de tirar as próprias conclusões, requer a competência de conhecer, de mergulhar com profundidade no pensamento de determinado autor ou na corrente filosófica que se requer discutir. Não podemos criticar um pensador antes de compreendê-lo. Como amigos da sabedoria, devemos ter a humanidade de nos aproximarmos do universo do conhecimento a ser descortinado. E, aí sim, transformá-lo.
                O conhecimento é transformador!
Procurarmos aguçar a curiosidade, fonte de toda sabedoria. Como amantes da sabedoria, somos antes de tudo inquietos. Somos pessoas que percorrem as veredas do saber em busca da alethea (verdade), para que nos livremos de preconceitos e de radicalismos.
                Filosofar envolve, fundamentalmente, uma mudança de postura diante da vida, avaliando a verdade das explicações que nos foram impostas e estabelecendo, se necessário, novas regras para o jogo. Passamos assim, a ver o mundo de maneira diferente, com olhar mais atento e mais certeiro.
                Conhecendo as coisas além dos seus aspectos superficiais, e percebendo sua razão de ser, estaremos mais próximos de uma condição, podemos lutar pela dignidade humana. Todas essas possibilidades dependem, em última análise, do amor que temos pela vida e do respeito que nutrimos por nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário